terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ressaca

A minha amiga, modelo e nutricionista, Tanise Amon acabou de ser entrevistada pela revista Men's Health. Como o assunto foi ressaca, achei que valia a pena postar aqui. 

* O texto foi reproduzido na íntegra, não entrevistei e nem alterei as respostas dela, ok?


1)    A alimentação durante a ressaca é importante? Por quê?

Sim, a alimentação durante a ressaca pode aliviar sintomas como enjôo, desidratação e é importantíssima para amenizar prejuízos causados pelo álcool como a perda de nutrientes.

2)   Que alimentos devem ser consumidos e por quê? Que substâncias presentes nesses alimentos são tão importantes para amenizar a condição do organismo durante a ressaca?

Alimentos leves como sopas, iogurte natural desnatado, frutas e legumes, são ótimas opções, da mesma forma os chás que além de hidratarem apresentam flavonóides em sua composição, atuando como antiinflamatório e antioxidante. Alimentos em geral ricos em vitaminas antioxidantes como a vitamina C devem estar presentes por combaterem as toxinas geradas pela bebida em excesso.

3)   Uma pesquisa recente publicada no Journal of Food Science fala em aspargo para ajudar a combater a ressaca. Você já ouviu falar nisso? Como funciona?

Sim, cientistas da Corea do Sul acabam de comprovar que os aminoácidos e minerais do vegetal ajudam a curar o desconforto depois de uma noite com ingestão excessiva de álcool e podem proteger as células do fígado das toxinas da bebida. Aspargos ajudam na ressaca sim!!! Porém essa tese ainda precisa de maiores pesquisas relacionadas, até para descobrir a quantidade correta e real efetividade.

4)    Ovos ou algum outro tipo de proteína fazem bem?

Sempre fazem, principalmente antes da ingestão alcoólica são importantes para o equilíbrio alimentar e retardar a absorção do álcool.  

5)    E gorduras?

A gordura é importante no período anterior ao consumo da bebida, ela pode lentificar a absorção do álcool.

6) O consumo de açúcar é importante? Por quê? Que tipo de alimento rico em açúcar deve ser consumido?

O carboidrato nesse período é importante para fornecer energia ao corpo para processar a bebida. Através de frutas, sucos e alimentos integrais provavelmente a quantidade necessária será alcançada.

7) Quais alimentos devem ser evitados e por que?

Alimentos salgados, industrializados e gordurosos podem sobrecarregar ainda mais o fígado e rins no período da ressaca, por isso devem ser evitados.
  
8)  Por que é importante ingerir líquido?

A bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina (hormônio antidiurético), assim com altas doses de álcool no sangue, a vasopressina não será liberada, fazendo com que a perda de água seja intensa. Por isso a hidratação é tão importante antes, durante e após a ingestão alcoólica.

9) Além de água, o que um homem com ressaca deve beber? Sucos de frutas? Leite? Iogurte? Por quê?

Acredito que água, chás e sucos de frutas são as melhores opções, nos chás e sucos podemos encontrar antioxidantes, açúcar, ideais para recuperação e combate as toxinas alcoólicas.

10) Que líquidos devem ser evitados e por que? Por exemplo, é verdade que café pode piorar a dor de cabeça e a desidratação?

     Nem pensar ingerir bebidas alcoólicas novamente. O café também pode ser prejudicial, pois a cafeína ajuda a alterar o sistema nervoso e é também diurético, o que ajuda no processo de desidratação.


Um comentário: